Cinema

Os 10 Filmes Clássicos que Todo Cineasta Deve Assistir

Você é um cineasta ou aspirante a um? Se sim, você sabe que assistir a filmes é uma das melhores formas de aprender e se inspirar. Mas não basta assistir a qualquer filme. Você precisa assistir aos filmes clássicos, aqueles que marcaram a história do cinema e influenciaram gerações de cineastas.
Mas quais são os filmes clássicos que todo cineasta deve assistir? Essa é uma pergunta difícil de responder, pois existem muitos filmes excelentes e cada um tem seus próprios critérios e preferências. No entanto, nós tentamos selecionar 10 filmes clássicos que consideramos essenciais para os cineastas, levando em conta fatores como:
– A qualidade técnica e artística do filme
– A originalidade e a inovação do filme
– A relevância e a influência do filme na história do cinema
– A diversidade de gêneros, estilos e nacionalidades dos filmes
É claro que essa lista não é definitiva nem pretende ser um ranking. É apenas uma sugestão baseada na nossa opinião e pesquisa. Você pode concordar ou discordar com as nossas escolhas, mas o importante é que você assista aos filmes com atenção e curiosidade, observando os detalhes, as técnicas, as mensagens e as emoções que eles transmitem.
Então, sem mais delongas, vamos à lista dos 10 filmes clássicos que todo cineasta deve assistir!

Filme 1: Cidadão Kane (1941)

O primeiro filme da nossa lista é considerado por muitos críticos e cineastas como o melhor filme de todos os tempos. Estamos falando de Cidadão Kane, dirigido por Orson Welles, que também atuou como protagonista, roteirista e produtor do filme.
Cidadão Kane conta a história de Charles Foster Kane, um magnata da imprensa que morre em sua mansão, deixando como última palavra o enigmático “Rosebud”. A partir daí, um jornalista tenta descobrir o significado dessa palavra e reconstruir a vida de Kane através de entrevistas com pessoas que o conheceram.
O filme é uma obra-prima em vários aspectos. Ele usa técnicas narrativas inovadoras, como o flashback não linear, a montagem paralela, a narração em múltiplas perspectivas e a metalinguagem. Ele também explora temas universais, como a ambição, o poder, a solidão, a identidade e a verdade.
Além disso, o filme apresenta uma qualidade técnica impressionante para a época, com destaque para a fotografia, o som, a direção de arte e a atuação. O filme usa recursos como o plano-sequência, o enquadramento profundo, o ângulo baixo, o contraluz e o som diegético para criar cenas memoráveis e expressivas.
Cidadão Kane é um filme que influenciou muitos outros cineastas, como Alfred Hitchcock, Martin Scorsese, Steven Spielberg e Woody Allen. Ele também inspirou obras como O Poderoso Chefão (1972), Touro Indomável (1980), Forrest Gump (1994)

Filme 2: O Poderoso Chefão (1972)

O segundo filme da nossa lista é um dos maiores sucessos de bilheteria e de crítica da história do cinema. Estamos falando de O Poderoso Chefão, dirigido por Francis Ford Coppola, baseado no romance homônimo de Mario Puzo.
O Poderoso Chefão conta a saga da família Corleone, uma das mais poderosas organizações criminosas da América. O filme acompanha a transição do poder do patriarca Vito Corleone, interpretado por Marlon Brando, para o seu filho mais novo Michael Corleone, interpretado por Al Pacino.
O filme é uma obra-prima em vários aspectos. Ele usa técnicas narrativas envolventes, como o drama familiar, a violência gráfica, o suspense e a ironia. Ele também explora temas universais, como a lealdade, a honra, a corrupção e a moralidade.
Além disso, o filme apresenta uma qualidade técnica impecável, com destaque para a fotografia, a música, o figurino e a atuação. O filme usa recursos como o contraste de cores, a iluminação natural, a trilha sonora original e o elenco estelar para criar cenas icônicas e emocionantes.
O Poderoso Chefão é um filme que influenciou muitos outros cineastas, como Quentin Tarantino, Martin Scorsese, Brian De Palma e David Fincher. Ele também inspirou obras como Scarface (1983), Os Bons Companheiros (1990), O Lobo de Wall Street (2013) e Narcos (2015-2017).

 Filme 3: Um Corpo que Cai (1958)

O terceiro filme da nossa lista é um dos mais aclamados e influentes do mestre do suspense, Alfred Hitchcock. Estamos falando de Um Corpo que Cai, estrelado por James Stewart e Kim Novak.
Um Corpo que Cai conta a história de John “Scottie” Ferguson, um detetive aposentado que sofre de acrofobia, o medo de altura. Ele é contratado por um amigo para seguir a esposa dele, Madeleine, que aparenta estar possuída pelo espírito de uma ancestral. Scottie se apaixona por Madeleine, mas presencia o seu suicídio. Depois, ele encontra uma mulher chamada Judy, que é idêntica a Madeleine, e tenta transformá-la na sua amada.
O filme é uma obra-prima em vários aspectos. Ele usa técnicas narrativas surpreendentes, como o plot twist, o flashback, o falso protagonista e a ambiguidade. Ele também explora temas universais, como a obsessão, a culpa, a identidade e a morte.
Além disso, o filme apresenta uma qualidade técnica extraordinária, com destaque para a fotografia, o som, os efeitos especiais e a atuação. O filme usa recursos como o zoom in e out simultâneo, o cromakey, a música sinfônica e o elenco carismático para criar cenas marcantes e perturbadoras.
Um Corpo que Cai é um filme que influenciou muitos outros cineastas, como Brian De Palma, David Lynch, Christopher Nolan e Pedro Almodóvar. Ele também inspirou obras como Vestida para Matar (1980), Mulholland Drive (2001), A Origem (2010) e A Pele que Habito (2011).

Filme 4: 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

O quarto filme da nossa lista é um dos mais revolucionários e visionários da história do cinema. Estamos falando de 2001: Uma Odisseia no Espaço, dirigido por Stanley Kubrick, baseado no conto e no romance homônimos de Arthur C. Clarke.
2001: Uma Odisseia no Espaço conta a história da evolução da humanidade desde os primórdios até o futuro, passando por quatro episódios: A Aurora do Homem, A Missão à Lua, A Jornada à Júpiter e Além do Infinito. O filme mostra a relação entre os humanos e a tecnologia, representada pelo enigmático monólito e pelo computador HAL 9000.
O filme é uma obra-prima em vários aspectos. Ele usa técnicas narrativas desafiadoras, como o minimalismo, o simbolismo, o silêncio e a abstração. Ele também explora temas universais, como a origem, o destino, a inteligência e a transcendência.
Além disso, o filme apresenta uma qualidade técnica extraordinária, com destaque para a fotografia, o som, os efeitos especiais e a direção de arte. O filme usa recursos como o formato panorâmico, a música clássica, os modelos realistas e os cenários futuristas para criar cenas impressionantes e imersivas.
2001: Uma Odisseia no Espaço é um filme que influenciou muitos outros cineastas, como George Lucas, Steven Spielberg, Ridley Scott e Christopher Nolan. Ele também inspirou obras como Star Wars (1977), Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), Blade Runner (1982) e Interestelar (2014).

Filme 5: O Sétimo Selo (1957)

Image from the movie
© − All right reserved.
O quinto filme da nossa lista é um dos mais emblemáticos e filosóficos da história do cinema. Estamos falando de O Sétimo Selo, dirigido por Ingmar Bergman, estrelado por Max von Sydow e Bibi Andersson.
O Sétimo Selo conta a história de Antonius Block, um cavaleiro que retorna das Cruzadas e encontra a sua terra natal assolada pela peste negra. Ele é confrontado pela Morte, que vem buscá-lo, mas ele propõe um jogo de xadrez para adiar o seu destino. Enquanto isso, ele busca um sentido para a sua vida e a sua fé.
O filme é uma obra-prima em vários aspectos. Ele usa técnicas narrativas profundas, como o simbolismo, o expressionismo, o surrealismo e a alegoria. Ele também explora temas universais, como a existência, a morte, a religião e a arte.
Além disso, o filme apresenta uma qualidade técnica soberba, com destaque para a fotografia, o som, o figurino e a atuação. O filme usa recursos como o preto e branco, o silêncio, as máscaras e o elenco expressivo para criar cenas belas e impactantes.
O Sétimo Selo é um filme que influenciou muitos outros cineastas, como Woody Allen, Martin Scorsese, Terry Gilliam e Guillermo del Toro. Ele também inspirou obras como A Montanha Sagrada (1973), A Vida de Brian (1979), O Sétimo Sentido (1999) e O Labirinto do Fauno (2006).

Filme 6: A Felicidade Não se Compra (1946)

Image from the movie
© − All right reserved.
O sexto filme da nossa lista é um dos mais emocionantes e inspiradores da história do cinema. Estamos falando de A Felicidade Não se Compra, dirigido por Frank Capra, estrelado por James Stewart e Donna Reed.
A Felicidade Não se Compra conta a história de George Bailey, um homem generoso que sacrifica os seus sonhos para ajudar os outros. Na véspera de Natal, ele se vê em uma situação desesperadora e pensa em se suicidar. Mas ele é salvo por Clarence, um anjo da guarda que lhe mostra como seria o mundo se ele nunca tivesse existido.
O filme é uma obra-prima em vários aspectos. Ele usa técnicas narrativas envolventes, como a comédia, o drama, a fantasia e o romance. Ele também explora temas universais, como a felicidade, o amor, a amizade e a gratidão.
Além disso, o filme apresenta uma qualidade técnica excelente, com destaque para a fotografia, o som, a direção de arte e a atuação. O filme usa recursos como o preto e branco, a música natalina, os cenários nevados e o elenco carismático para criar cenas divertidas e emocionantes.
A Felicidade Não se Compra é um filme que influenciou muitos outros cineastas, como Steven Spielberg, Robert Zemeckis, Richard Curtis e Tim Burton. Ele também inspirou obras como De Volta para o Futuro (1985), Um Dia de Fúria (1993), Simplesmente Amor (2003) e Click (2006).

Filme 7: O Encouraçado Potemkin (1925)

Image from the movie
© − All right reserved.
O sétimo filme da nossa lista é um dos mais revolucionários e influentes da história do cinema. Estamos falando de O Encouraçado Potemkin, dirigido por Sergei Eisenstein, baseado em um fato histórico da Revolução Russa de 1905.
O Encouraçado Potemkin conta a história de uma rebelião dos marinheiros do navio Potemkin contra os oficiais opressores. O filme mostra as cinco etapas da revolta: Os Homens e os Vermes; Drama no Convés; Um Homem Morto Chama; A Escadaria de Odessa; Encontro com a Esquadra.
O filme é uma obra-prima em vários aspectos. Ele usa técnicas narrativas inovadoras, como o montagem dialética, a propaganda, o documentário e o épico. Ele também explora temas universais, como a luta de classes, a violência, a solidariedade e a liberdade.
Além disso, o filme apresenta uma qualidade técnica impressionante, com destaque para a fotografia, o som, os efeitos especiais e a direção de arte. O filme usa recursos como o plano geral, o close-up, a câmera na mão e o cenário realista para criar cenas dinâmicas e dramáticas.
O Encouraçado Potemkin é um filme que influenciou muitos outros cineastas, como Charlie Chaplin, Alfred Hitchcock, Orson Welles e Francis Ford Coppola. Ele também inspirou obras como Tempos Modernos (1936), Psicose (1960), A Lista de Schindler (1993) e V de Vingança (2005).

Filme 8: Psicose (1960)

Image from the movie
© 1998 Universal Pictures − All right reserved.
O oitavo filme da nossa lista é um dos mais assustadores e surpreendentes da história do cinema. Estamos falando de Psicose, dirigido por Alfred Hitchcock, baseado no romance homônimo de Robert Bloch.
Psicose conta a história de Marion Crane, uma secretária que rouba 40 mil dólares do seu patrão e foge de carro. No caminho, ela se hospeda no Bates Motel, um lugar isolado e sinistro, gerenciado pelo estranho Norman Bates e sua mãe dominadora. O que acontece a seguir é um dos maiores choques da história do cinema.
O filme é uma obra-prima em vários aspectos. Ele usa técnicas narrativas surpreendentes, como o plot twist, o falso protagonista, o suspense e a ironia. Ele também explora temas universais, como a loucura, o sexo, a culpa e a morte.
Além disso, o filme apresenta uma qualidade técnica extraordinária, com destaque para a fotografia, o som, os efeitos especiais e a atuação. O filme usa recursos como o preto e branco, a música dissonante, o corte rápido e o elenco talentoso para criar cenas assustadoras e memoráveis.
Psicose é um filme que influenciou muitos outros cineastas, como Brian De Palma, John Carpenter, David Fincher e Gus Van Sant. Ele também inspirou obras como Carrie (1976), Halloween (1978), Seven (1995) e Psicose (1998).

Filme 9: O Mágico de Oz (1939)

Image from the movie
© 1939 Metro-Goldwyn-Mayer − All right reserved.
O nono filme da nossa lista é um dos mais encantadores e populares da história do cinema. Estamos falando de O Mágico de Oz, dirigido por Victor Fleming, baseado no romance infantil homônimo de L. Frank Baum.
O Mágico de Oz conta a história de Dorothy Gale, uma menina órfã que vive em uma fazenda no Kansas com os seus tios. Um dia, ela é levada por um tornado para a terra mágica de Oz, onde ela conhece o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde. Juntos, eles seguem pela estrada de tijolos amarelos em busca do Mágico de Oz, que pode ajudá-los a realizar os seus desejos.
O filme é uma obra-prima em vários aspectos. Ele usa técnicas narrativas envolventes, como a fantasia, o musical, a aventura e o humor. Ele também explora temas universais, como a amizade, a coragem, a esperança e o lar.
Além disso, o filme apresenta uma qualidade técnica excelente, com destaque para a fotografia, o som, o figurino e a atuação. O filme usa recursos como o contraste de cores, a música original, os efeitos especiais e o elenco carismático para criar cenas divertidas e emocionantes.
O Mágico de Oz é um filme que influenciou muitos outros cineastas, como Walt Disney, George Lucas, Tim Burton e Sam Raimi. Ele também inspirou obras como Alice no País das Maravilhas (1951), Star Wars (1977), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) e Oz: Mágico e Poderoso (2013).

Filme 10: Casablanca (1942)

Image from the movie
© 1943 Warner Bros. Pictures − All right reserved.
O décimo e último filme da nossa lista é um dos mais românticos e memoráveis da história do cinema. Estamos falando de Casablanca, dirigido por Michael Curtiz, estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman.
Casablanca conta a história de Rick Blaine, um exilado americano que é dono de um café em Casablanca, no Marrocos, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele reencontra a sua antiga paixão, Ilsa Lund, que está casada com Victor Laszlo, um líder da resistência contra os nazistas. Rick tem que escolher entre o seu amor por Ilsa e o seu dever para com a causa.
O filme é uma obra-prima em vários aspectos. Ele usa técnicas narrativas envolventes, como o drama, o suspense, a ação e o humor. Ele também explora temas universais, como o amor, a guerra, o sacrifício e a redenção.
Além disso, o filme apresenta uma qualidade técnica excelente, com destaque para a fotografia, o som, o roteiro e a atuação. O filme usa recursos como o preto e branco, a música nostálgica, os diálogos marcantes e o elenco lendário para criar cenas inesquecíveis e emocionantes.
Casablanca é um filme que influenciou muitos outros cineastas, como Woody Allen, Steven Spielberg, Robert Zemeckis e Quentin Tarantino. Ele também inspirou obras como Annie Hall (1977), Indiana Jones (1981-2008), Forrest Gump (1994) e La La Land (2016).

Conclusão

Neste artigo, nós apresentamos uma lista dos 10 filmes clássicos que todo cineasta deve assistir. Esses filmes são considerados obras-primas do cinema por sua qualidade técnica e artística, sua originalidade e inovação, sua relevância e influência na história do cinema e sua diversidade de gêneros, estilos e nacionalidades.
É claro que essa lista não é definitiva nem pretende ser um ranking. É apenas uma sugestão baseada na nossa opinião e pesquisa. Você pode concordar ou discordar com as nossas escolhas, mas o importante é que você assista aos filmes com atenção e curiosidade, observando os detalhes, as técnicas, as mensagens e as emoções que eles transmitem.
Nós esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha te inspirado a assistir ou rever esses filmes clássicos. Se você gostou deste artigo, por favor, comente e compartilhe com os seus amigos. E se você tem alguma outra sugestão de filme clássico que todo cineasta deve assistir, por favor, nos diga nos comentários. Nós adoraríamos saber a sua opinião. 😊