Cinema

Os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos

Você gosta de filmes de ação? Aqueles que te deixam na ponta da cadeira, com o coração acelerado, os olhos vidrados e a boca aberta? Aqueles que te fazem torcer pelos heróis, odiar os vilões e vibrar com as cenas de luta, perseguição, explosão e suspense? Aqueles que te fazem esquecer dos problemas da vida real e te levam para um mundo de fantasia e aventura?

Se você respondeu sim a essas perguntas, então você veio ao lugar certo. Neste artigo, nós vamos listar os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos. Mas como escolher entre tantos filmes incríveis que existem nesse gênero tão popular e diversificado? Quais são os critérios que nós usamos para fazer essa seleção?

Bem, nós levamos em conta vários fatores, como a popularidade, a influência, a qualidade técnica, o roteiro, as atuações, os efeitos especiais, o carisma dos protagonistas, o impacto cultural e, claro, o nosso gosto pessoal. Nós também tentamos incluir filmes de diferentes épocas, países, diretores e subgêneros de ação, para mostrar a variedade e a riqueza desse tipo de cinema.

Mas antes de começar a nossa lista, vale lembrar que essa é apenas uma opinião pessoal, e que você pode concordar ou discordar dela. O importante é que você se divirta assistindo aos filmes que nós recomendamos, ou que você nos sugira outros filmes que você acha que merecem estar nessa lista. Então, sem mais delongas, vamos aos filmes!

Eu sinto muito que você não recebeu o início do artigo. Talvez tenha havido algum problema de conexão ou de envio. Eu vou repetir o que eu escrevi sobre Matrix e Duro de Matar, os dois primeiros filmes da lista:

Matrix (1999)

Image from the movie
© 1999 Village Roadshow Pictures − All right reserved.

O primeiro filme da nossa lista é Matrix, um clássico da ficção científica e da ação que revolucionou o cinema no final do século XX. Dirigido pelos irmãos Wachowski, o filme conta a história de Neo, um hacker que descobre que vive em uma simulação controlada por máquinas inteligentes que usam os humanos como fonte de energia. Ele é recrutado por Morpheus, um líder rebelde que acredita que Neo é o escolhido para libertar a humanidade da escravidão.

Matrix é um filme cheio de cenas de ação impressionantes, que misturam artes marciais, tiroteios, perseguições e explosões. O filme também se destaca pelos seus efeitos especiais inovadores, como o bullet time, uma técnica que permite congelar ou desacelerar o tempo enquanto a câmera se move em volta dos personagens. As coreografias das lutas foram elaboradas pelo mestre Yuen Woo-ping, que trabalhou em filmes como O Tigre e o Dragão e Kill Bill.

Matrix não é apenas um filme de ação, mas também uma obra filosófica, religiosa e mitológica. O filme explora temas como a natureza da realidade, o livre-arbítrio, o destino, a identidade e a rebelião. O filme também faz referências à Bíblia, ao Budismo, ao Gnosticismo, à Alice no País das Maravilhas e à mitologia grega.

Matrix teve um enorme impacto cultural, gerando sequências, spin-offs, jogos, quadrinhos, livros e paródias. O filme também influenciou outros filmes de ação e ficção científica, como Inception, V de Vingança, Jogos Vorazes e John Wick. Matrix é um filme que marcou uma geração e que continua sendo relevante e atual.

Duro de Matar (1988)

Image from the movie
© 1988 Gordon Company − All right reserved.

O segundo filme da nossa lista é Duro de Matar, um dos maiores sucessos do cinema de ação dos anos 80. Dirigido por John McTiernan, o filme conta a história de John McClane, um policial de Nova York que tenta impedir um grupo de terroristas liderados por Hans Gruber que invadiu um arranha-céu em Los Angeles durante uma festa de Natal. McClane está no prédio para se reconciliar com sua esposa Holly, que é uma das reféns dos criminosos.

Duro de Matar é um filme que tem tudo o que se espera de um bom filme de ação: cenas de luta, tiroteio, explosão, suspense, humor e muita adrenalina. O filme se destaca pela sua simplicidade e eficiência: a trama se passa quase toda em um único cenário, o prédio Nakatomi Plaza, e o conflito é basicamente entre McClane e os terroristas. O filme também se beneficia da química entre Bruce Willis e Alan Rickman, que interpretam o herói e o vilão com muito carisma e talento.

Duro de Matar foi um sucesso de bilheteria e crítica, arrecadando mais de 140 milhões de dólares no mundo todo e recebendo quatro indicações ao Oscar. O filme também gerou quatro sequências e várias imitações, criando um novo modelo de filme de ação com um herói improvável, sarcástico e persistente. O filme também ficou famoso pela frase “Yippee-ki-yay, motherfucker”, que McClane diz para Gruber em um momento de tensão.

Mad Max 2 – A Caçada Continua (1981)

Image from the movie
© 1981 Kennedy Miller Productions − All right reserved.

O terceiro filme da nossa lista é Mad Max 2 – A Caçada Continua, um dos melhores filmes de ação pós-apocalípticos já feitos. Dirigido por George Miller, o filme é uma continuação de Mad Max, lançado em 1979. O filme se passa em um futuro distópico, onde a civilização entrou em colapso por causa da escassez de combustível. Max é um ex-policial que vaga pelas estradas desertas da Austrália em busca de gasolina. Ele se envolve em uma guerra entre uma comunidade de sobreviventes que possui um caminhão-tanque cheio de gasolina e uma gangue de motoqueiros liderada pelo tirânico Humungus.

Mad Max 2 é um filme que impressiona pelas suas cenas de ação, que são intensas, violentas e realistas. O filme usa poucos efeitos especiais, e se baseia na habilidade dos dublês, na direção de arte e na edição para criar um clima de caos e desespero. As cenas de perseguição na estrada são memoráveis, especialmente a fuga final com o caminhão-tanque, que é considerada uma das melhores cenas de ação da história do cinema.

Mad Max 2 também se destaca pela sua estética, que influenciou vários outros filmes do gênero pós-apocalíptico. O visual dos personagens e dos cenários é marcante, com roupas rasgadas, couro, metal, espinhos, máscaras e armas improvisadas. A trilha sonora é eletrizante, com músicas que misturam rock, orquestra e sintetizador. A fotografia é desértica, com cores quentes e contrastes fortes.

Mad Max 2 consagrou Mel Gibson como um astro de ação internacional, e rendeu duas sequências: Mad Max 3 – Além da Cúpula do Trovão (1985) e Mad Max: Estrada da Fúria (2015), que foi aclamado pela crítica e pelo público como um dos melhores filmes de ação do século XXI. Mad Max 2 é um filme que definiu o gênero pós-apocalíptico e que continua sendo uma referência para os fãs de ação.

Os Sete Samurais (1954)

Image from the movie
© − All right reserved.

O quarto filme da nossa lista é Os Sete Samurais, um dos maiores clássicos do cinema japonês e mundial. Dirigido por Akira Kurosawa, o filme conta a história de sete samurais que são contratados por uma aldeia de camponeses para protegê-la de um bando de bandidos que querem roubar suas colheitas. Os samurais são liderados por Kambei, um veterano sábio e honrado, e incluem Kikuchiyo, um camponês que finge ser um samurai, e Katsushiro, um jovem aprendiz que se apaixona por uma camponesa.

Os Sete Samurais é um filme épico, que tem quase quatro horas de duração, mas que não perde o ritmo e o interesse. O filme é dividido em três partes: a primeira mostra a contratação dos samurais e o treinamento dos camponeses; a segunda mostra a preparação da defesa da aldeia e o desenvolvimento dos personagens; e a terceira mostra o ataque dos bandidos e o desfecho da batalha.

O filme é repleto de cenas de ação memoráveis, que são filmadas com maestria por Kurosawa. O diretor usa a câmera em movimento, o ritmo da montagem, a composição dos planos e a coreografia das lutas para criar uma sensação de dinamismo e realismo. As cenas mais marcantes são o duelo entre os samurais rivais Kyuzo e Okamoto, o ataque noturno dos bandidos à aldeia e a batalha final na chuva.

Os Sete Samurais não é apenas um filme de ação, mas também uma obra humanista, que explora temas como a lealdade, a coragem, o sacrifício, a honra e o amor. O filme também mostra o contraste entre as classes sociais, as tradições e os valores dos samurais e dos camponeses. O filme também tem momentos de humor, drama e romance, que tornam os personagens mais complexos e cativantes.

Os Sete Samurais foi aclamado pela crítica e pelo público, ganhando vários prêmios internacionais, como o Leão de Prata no Festival de Veneza. O filme também teve uma grande influência no cinema mundial, sendo adaptado e homenageado em vários outros filmes, como Os Sete Magníficos, A Bug’s Life e Star Wars. Os Sete Samurais é um filme que transcende as barreiras culturais e temporais, e que continua sendo uma referência para os amantes do cinema de ação.

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981)

Image from the movie
© − All right reserved.

O sexto filme da nossa lista é Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, um dos filmes mais divertidos e empolgantes do cinema de ação. Dirigido por Steven Spielberg e produzido por George Lucas, o filme conta a história de Indiana Jones, um arqueólogo e aventureiro que tenta encontrar a Arca da Aliança, uma relíquia bíblica que contém os Dez Mandamentos, antes dos nazistas, que querem usá-la como arma de guerra.

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida é um filme que homenageia os antigos seriados de aventura dos anos 30 e 40, com muita ação, humor e fantasia. O filme é repleto de cenas de ação memoráveis, que são filmadas com muito talento e criatividade por Spielberg. O diretor usa diferentes cenários, como uma caverna no Peru, um mercado no Cairo, um avião na África e um caminhão no deserto para criar situações de perigo e emoção. As cenas mais marcantes são o desembarque na praia da Normandia, o ataque à máquina de radar, a defesa da ponte em Ramelle, etc.

O filme também se destaca pelo carisma do protagonista, interpretado por Harrison Ford. Indiana Jones é um herói inteligente, corajoso e divertido, que usa seu chapéu, seu chicote e sua pistola para enfrentar os inimigos e resolver os enigmas. Ele também tem uma personalidade sarcástica, irônica e desastrada, que o torna mais humano e simpático.

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida foi um sucesso de bilheteria e crítica, arrecadando mais de 390 milhões de dólares no mundo todo e ganhando cinco Oscars. O filme também gerou três sequências e um spin-off, criando uma das franquias mais populares do cinema. O filme também ficou famoso pelo seu tema musical icônico, composto por John Williams. Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida é um filme que encanta, diverte e emociona pela sua qualidade e originalidade.

Kill Bill Vol. I (2003)

Image from the movie
© 2003 Miramax − All right reserved.
O quinto filme da nossa lista é Kill Bill Vol. I, um dos filmes mais estilosos e violentos do cinema de ação. Dirigido por Quentin Tarantino, o filme conta a história de Uma Noiva, uma assassina profissional que busca vingança contra seus antigos colegas que tentaram matá-la no dia do seu casamento. O filme é o primeiro de uma duologia, que se completa com Kill Bill Vol. II, lançado em 2004.
Kill Bill Vol. I é um filme que mistura vários gêneros e referências, como o western, o kung fu, o anime, o cinema japonês e o cinema de exploração. O filme é dividido em capítulos, que mostram diferentes momentos da jornada da Noiva, desde o seu despertar do coma até o seu confronto com O-Ren Ishii, a líder da máfia japonesa e uma das suas principais inimigas.
O filme é repleto de cenas de ação incríveis, que são filmadas com muito estilo e criatividade por Tarantino. O diretor usa diferentes técnicas, como o preto e branco, a animação, os flashbacks e as homenagens para criar um clima de fantasia e exagero. As cenas mais marcantes são a luta contra Vernita Green na casa dela, a batalha contra os Crazy 88 no restaurante House of Blue Leaves e o confronto com O-Ren Ishii na neve.
Kill Bill Vol. I também se destaca pela sua violência estilizada, que usa muito sangue, cortes e mutilações para criar um efeito visual impactante. O filme não tem medo de mostrar a brutalidade das lutas, mas também usa o humor negro e a ironia para aliviar a tensão. O filme também tem uma trilha sonora excelente, que usa músicas de diferentes épocas e origens para criar uma atmosfera única.
Kill Bill Vol. I foi um sucesso de bilheteria e crítica, arrecadando mais de 180 milhões de dólares no mundo todo e recebendo uma indicação ao Globo de Ouro. O filme também teve uma continuação com o Vol. II, que completou a história da Noiva e revelou o seu verdadeiro nome. O filme também consagrou Uma Thurman como um ícone feminino de ação, e mostrou mais uma vez o talento e a originalidade de Tarantino como cineasta. Kill Bill Vol. I é um filme que diverte, emociona e impressiona pela sua qualidade e ousadia.

O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final (1991)

Image from the movie
© 1991 Lightstorm Entertainment − All right reserved.

O sétimo filme da nossa lista é O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final, um dos filmes mais aclamados e influentes do cinema de ação e ficção científica. Dirigido por James Cameron, o filme é uma continuação de O Exterminador do Futuro, lançado em 1984. O filme se passa em um futuro próximo, onde uma guerra entre humanos e máquinas está prestes a acontecer. John Connor é o líder da resistência humana contra as máquinas, e é alvo de um exterminador avançado chamado T-1000, que é enviado para matá-lo no passado. Ele conta com a ajuda de outro exterminador, o T-800, que foi reprogramado para protegê-lo.

O Exterminador do Futuro 2 é um filme que surpreende pelas suas cenas de ação, que são intensas, criativas e emocionantes. O filme usa vários recursos, como motos, caminhões, helicópteros, armas e explosivos para criar situações de perigo e adrenalina. As cenas mais marcantes são a fuga do hospital psiquiátrico, onde John e sua mãe Sarah são perseguidos pelo T-1000; a perseguição na rodovia, onde o T-800 usa uma espingarda para defender John; o ataque à Cyberdyne, onde John e Sarah tentam destruir os planos das máquinas; e o confronto final na fábrica, onde o T-800 enfrenta o T-1000 em uma luta épica.

O filme também se destaca pelos seus efeitos especiais revolucionários, que usam a computação gráfica para criar o T-1000, um exterminador feito de metal líquido que pode mudar de forma e imitar qualquer pessoa ou objeto. As cenas em que o T-1000 se transforma, se regenera ou se liquefaz são impressionantes e realistas. O filme também usa efeitos práticos, como as maquiagens e as próteses que mostram o T-800 com partes do seu esqueleto metálico expostas.

O Exterminador do Futuro 2 não é apenas um filme de ação, mas também uma obra dramática, que explora temas como o destino, a família, a amizade e a esperança. O filme mostra o desenvolvimento dos personagens, como John Connor, que aprende a ser um líder; Sarah Connor, que se torna uma guerreira; e o T-800, que desenvolve sentimentos humanos. O filme também tem momentos de humor, como as frases do T-800 (“Hasta la vista, baby”, “I’ll be back”, “No problemo”) ou as cenas em que ele interage com John.

O Exterminador do Futuro 2 foi um sucesso de bilheteria e crítica, arrecadando mais de 520 milhões de dólares no mundo todo e ganhando quatro Oscars. O filme também teve sequências e prequels, mas nenhum conseguiu superar a qualidade e a popularidade do original. O filme também consagrou Arnold Schwarzenegger como um dos maiores astros de ação do cinema, e mostrou mais uma vez o talento e a visão de James Cameron como cineasta. O Exterminador do Futuro 2 é um filme que marcou uma época e que continua sendo uma referência para os fãs de ação e ficção científica.

Missão Impossível – Protocolo Fantasma (2011)

Image from the movie
© 2011 Paramount − All right reserved.

O oitavo filme da nossa lista é Missão Impossível – Protocolo Fantasma, um dos filmes mais eletrizantes e divertidos do cinema de ação e espionagem. Dirigido por Brad Bird, o filme é o quarto da franquia Missão Impossível, que começou em 1996. O filme conta a história de Ethan Hunt, um agente secreto que precisa impedir um terrorista chamado Cobalt de iniciar uma guerra nuclear, depois que sua equipe é acusada de um atentado ao Kremlin. Ele conta com a ajuda de três agentes: Jane, Benji e Brandt.

Missão Impossível – Protocolo Fantasma é um filme que surpreende pelas suas cenas de ação, que são criativas, ousadas e espetaculares. O filme usa vários recursos, como câmeras IMAX, gadgets tecnológicos, disfarces e máscaras para criar situações de perigo e emoção. As cenas mais marcantes são a escalada no Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo; a tempestade de areia em Dubai; a perseguição no estacionamento em Mumbai; e o duelo no hotel em Bangalore.

O filme também se destaca pelo ritmo da narrativa, que não deixa o espectador respirar. O filme é repleto de reviravoltas, surpresas e revelações, que mantêm o interesse e a tensão. O filme também tem momentos de humor e carisma, que aliviam a pressão e aproximam os personagens. O filme também tem uma trilha sonora envolvente, que usa o tema musical icônico da série.

Missão Impossível – Protocolo Fantasma foi um sucesso de bilheteria e crítica, arrecadando mais de 690 milhões de dólares no mundo todo e recebendo elogios da imprensa. O filme também teve duas sequências: Missão Impossível – Nação Secreta (2015) e Missão Impossível – Efeito Fallout (2018), que mantiveram o nível de qualidade e popularidade da franquia. O filme também consagrou Tom Cruise como um dos maiores astros de ação do cinema, e mostrou o talento de Brad Bird como diretor de filmes live-action. Missão Impossível – Protocolo Fantasma é um filme que impressiona, diverte e emociona pela sua qualidade e originalidade.

Velozes e Furiosos 7 (2015)

Image from the movie
© 2015 Original Film − All right reserved.

O nono filme da nossa lista é Velozes e Furiosos 7, um dos filmes mais populares e emocionantes do cinema de ação e corrida. Dirigido por James Wan, o filme é o sétimo da franquia Velozes e Furiosos, que começou em 2001. O filme conta a história de Dominic Toretto e sua equipe, que são perseguidos por um assassino profissional chamado Deckard Shaw, que quer vingar a morte de seu irmão Owen Shaw, que foi derrotado pela equipe no filme anterior. Eles contam com a ajuda de um agente do governo chamado Sr. Ninguém, que lhes oferece uma missão para recuperar um dispositivo tecnológico chamado Olho de Deus, que pode localizar qualquer pessoa no mundo.

Velozes e Furiosos 7 é um filme que impressiona pelas suas cenas de ação, que são criativas, ousadas e espetaculares. O filme usa vários recursos, como carros, motos, aviões, helicópteros, paraquedas e explosivos para criar situações de perigo e adrenalina. As cenas mais marcantes são o salto dos carros entre os prédios em Abu Dhabi; o resgate da hacker Ramsey na montanha; a perseguição dos drones em Los Angeles; e o confronto final na rua.

O filme também se destaca pelo seu tributo ao Paul Walker, o ator que interpretava Brian O’Conner, um dos protagonistas da franquia. Walker morreu em um acidente de carro antes do fim das filmagens do filme. O filme usou dublês, efeitos digitais e uma cena emocionante para homenagear o ator e se despedir do personagem. A canção “See You Again”, interpretada por Wiz Khalifa e Charlie Puth, foi usada como tema do tributo e se tornou um sucesso mundial.

Velozes e Furiosos 7 foi um sucesso de bilheteria e crítica, arrecadando mais de 1,5 bilhão de dólares no mundo todo e recebendo elogios da imprensa. O filme também teve uma sequência: Velozes e Furiosos 8 (2017), que manteve o nível de qualidade e popularidade da franquia. O filme também mostrou a versatilidade de James Wan como diretor de filmes de ação, depois de ter se consagrado como diretor de filmes de terror. Velozes e Furiosos 7 é um filme que diverte, impressiona e emociona pela sua qualidade e originalidade.

Ok, eu vou continuar escrevendo o artigo baseado no esboço que eu fiz. Eu já escrevi sobre os nove primeiros filmes da lista: Matrix, Duro de Matar, Mad Max 2, Os Sete Samurais, Kill Bill Vol. I, Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, O Exterminador do Futuro 2 e Velozes e Furiosos 7. Agora eu vou escrever sobre o décimo e último filme: O Resgate do Soldado Ryan.

O Resgate do Soldado Ryan (1998)

Image from the movie
© − All right reserved.

O décimo e último filme da nossa lista é O Resgate do Soldado Ryan, um dos filmes mais realistas e emocionantes do cinema de ação e guerra. Dirigido por Steven Spielberg, o filme conta a história do capitão John Miller, que lidera um grupo de soldados americanos na Segunda Guerra Mundial para encontrar e resgatar o soldado James Ryan, cujos três irmãos morreram em combate. O filme se passa na França, logo após o Dia D, a invasão aliada na Normandia.

O Resgate do Soldado Ryan é um filme que impressiona pelas suas cenas de ação, que são intensas, violentas e realistas. O filme usa vários recursos, como a câmera na mão, o som realista, a violência gráfica e a emoção dos personagens para criar uma sensação de imersão e angústia. As cenas mais marcantes são o desembarque na praia da Normandia, que é considerada uma das melhores cenas de guerra da história do cinema; o ataque à máquina de radar, que mostra a brutalidade e a crueldade da guerra; e a defesa da ponte em Ramelle, que é uma das cenas mais dramáticas e emocionantes do filme.

O Resgate do Soldado Ryan não é apenas um filme de ação, mas também uma obra humanista, que explora temas como o sacrifício, a honra, a amizade e o patriotismo. O filme mostra o contraste entre a missão dos soldados e a vida do soldado Ryan, que é um simples agricultor que quer voltar para casa. O filme também tem momentos de humor, drama e romance, que tornam os personagens mais complexos e cativantes.

O Resgate do Soldado Ryan foi um sucesso de bilheteria e crítica, arrecadando mais de 480 milhões de dólares no mundo todo e ganhando cinco Oscars. O filme também teve um grande reconhecimento da Academia, da imprensa e dos veteranos de guerra, que elogiaram a sua fidelidade histórica e o seu respeito pelos soldados. O filme também influenciou vários outros filmes de guerra, como Band of Brothers, Falcão Negro em Perigo e Até o Último Homem. O Resgate do Soldado Ryan é um filme que marca pela sua qualidade e originalidade.

Conclusão

Neste artigo, nós listamos os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos. Nós escolhemos os filmes baseados em vários critérios, como a popularidade, a influência, a qualidade técnica, o roteiro, as atuações, os efeitos especiais, o carisma dos protagonistas e o impacto cultural. Nós também tentamos incluir filmes de diferentes épocas, países, diretores e subgêneros de ação, para mostrar a variedade e a riqueza desse tipo de cinema.

Mas essa é apenas uma opinião pessoal, e nós sabemos que existem muitos outros filmes de ação incríveis que ficaram de fora dessa lista. Por isso, nós queremos saber a sua opinião: quais são os seus filmes de ação favoritos? Quais filmes você acha que merecem estar nessa lista? Quais filmes você discorda da nossa escolha? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco as suas preferências.

Esperamos que você tenha gostado desse artigo e que tenha se divertido assistindo aos filmes que nós recomendamos. Nós também esperamos que você tenha se inspirado para assistir outros filmes de ação que você ainda não conhece ou que quer rever. O cinema de ação é um gênero que nos faz sentir várias emoções: adrenalina, tensão, diversão, surpresa e emoção. É um gênero que nos faz viajar por diferentes mundos e viver diferentes aventuras. É um gênero que nos faz amar o cinema.