Cinema

Tudo sobre toda a saga dos Velozes e Furiosos

Introdução

A saga de filmes “Velozes e Furiosos” é uma das mais populares e bem-sucedidas da história do cinema. Desde o lançamento do primeiro filme em 2001, a franquia cresceu em popularidade e se tornou um fenômeno global. Com nove filmes lançados até agora, a saga tem uma base de fãs leais e dedicados em todo o mundo. Neste artigo, vamos explorar tudo sobre a saga dos Velozes e Furiosos, desde o primeiro filme até o mais recente.

História

A saga dos Velozes e Furiosos começou em 2001 com o lançamento do primeiro filme. O filme foi dirigido por Rob Cohen e estrelado por Vin Diesel, Paul Walker e Michelle Rodriguez. O enredo do filme girava em torno de corridas de rua ilegais em Los Angeles e apresentava carros tunados e velocidade extrema. O filme foi um sucesso de bilheteria e gerou uma sequência em 2003 intitulada “Mais Velozes Mais Furiosos”. A sequência foi dirigida por John Singleton e estrelada por Paul Walker, Tyrese Gibson e Eva Mendes.

A partir daí, a franquia cresceu em popularidade e se expandiu para incluir mais personagens, locais exóticos e tramas complexas. A saga dos Velozes e Furiosos se tornou uma das franquias mais bem-sucedidas da história do cinema, arrecadando bilhões de dólares em todo o mundo.

Ordem dos filmes

A ordem dos filmes da saga dos Velozes e Furiosos pode ser confusa para os espectadores menos atentos. A seguir, apresentamos a ordem cronológica dos filmes:

Velozes e Furiosos (2001)

Image from the movie
© 2001 Ardustry Entertainment − All right reserved.

O primeiro filme da saga foi lançado em 2001 e dirigido por Rob Cohen. O enredo do filme girava em torno de corridas de rua ilegais em Los Angeles e apresentava carros tunados e velocidade extrema. O filme foi um sucesso de bilheteria e gerou uma sequência em 2003 intitulada “Mais Velozes Mais Furiosos”.

+Velozes +Furiosos (2003)

Image from the movie
© 2003 Ardustry Entertainment − All right reserved.

A sequência foi dirigida por John Singleton e estrelada por Paul Walker, Tyrese Gibson e Eva Mendes. O enredo do filme girava em torno de Brian O’Conner (Paul Walker), que se infiltra no mundo das corridas de rua para investigar Dominic Toretto (Vin Diesel).

Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006)

Image from the movie
© 2006 MP Munich Pape Filmproductions − All right reserved.

O terceiro filme da saga foi dirigido por Justin Lin e estrelado por Lucas Black, Sung Kang e Bow Wow. O enredo do filme girava em torno de corridas de drift ilegais em Tóquio.

Velozes e Furiosos 4 (2009)

Image from the movie
© 2009 dentsu − All right reserved.

O quarto filme da saga foi dirigido por Justin Lin e estrelado por Vin Diesel, Paul Walker, Michelle Rodriguez e Jordana Brewster. O enredo do filme girava em torno de Dominic Toretto (Vin Diesel), que retorna aos Estados Unidos para ajudar sua equipe a roubar combustível.

Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011)

Image from the movie
© − All right reserved.

O quinto filme da saga foi dirigido por Justin Lin e estrelado por Vin Diesel, Paul Walker, Dwayne Johnson e Jordana Brewster. O enredo do filme girava em torno de Dominic Toretto (Vin Diesel) e sua equipe que fogem para o Rio de Janeiro após um assalto fracassado.

Velozes e Furiosos 6 (2013)

Image from the movie
© − All right reserved.

O sexto filme da saga foi dirigido por Justin Lin e estrelado por Vin Diesel, Paul Walker, Dwayne Johnson, Michelle Rodriguez e Jordana Brewster. O enredo do filme girava em torno de Dominic Toretto (Vin Diesel) que se une ao agente Hobbs (Dwayne Johnson) para derrubar uma organização criminosa liderada por Owen Shaw (Luke Evans).

Velozes e Furiosos 7 (2015)

Image from the movie
© 2015 Original Film − All right reserved.

O sétimo filme da saga foi dirigido por James Wan e estrelado por Vin Diesel, Paul Walker, Dwayne Johnson, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster, Tyrese Gibson, Ludacris e Jason Statham. O enredo do filme girava em torno de Dominic Toretto (Vin Diesel) que busca vingança contra Deckard Shaw (Jason Statham), irmão mais novo de Owen Shaw.

Velozes e Furiosos 8 (2017)

Image from the movie
© 2017 Original Film − All right reserved.

O oitavo filme da saga foi dirigido por F. Gary Gray e estrelado por Vin Diesel, Dwayne Johnson, Jason Statham, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Ludacris, Nathalie Emmanuel e Charlize Theron. O enredo do filme girava em torno de Dominic Toretto (Vin Diesel), que é coagido a trabalhar para uma ciberterrorista chamada Cipher (Charlize Theron).

Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw (2019)

Image from the movie
© − All right reserved.

O nono filme da saga foi dirigido por David Leitch e estrelado por Dwayne Johnson, Jason Statham, Idris Elba, Vanessa Kirby e Helen Mirren. O enredo do filme girava em torno dos personagens Luke Hobbs (Dwayne Johnson) e Deckard Shaw (Jason Statham), que se unem para impedir um terrorista cibernético chamado Brixton Lore (Idris Elba).

Velozes & Furiosos 9

Image from the movie
© − All right reserved.

“Velozes & Furiosos 9” é um filme de ação americano de 2021 dirigido por Justin Lin. O filme é estrelado por Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Chris “Ludacris” Bridges, John Cena e Charlize Theron. A história gira em torno de Dominic Toretto (Vin Diesel) e sua equipe que enfrentam Jakob Toretto (John Cena), irmão mais novo de Dominic, que se tornou um assassino internacional 1. O filme foi lançado em 2021 e tem duração de 2 horas e 23 minutos .

Velozes & Furiosos 10

Image from the movie
© − All right reserved.

“Velozes & Furiosos 10” é um filme de ação americano  lançado em maio de 2023. O filme é dirigido por Louis Leterrier e estrelado por Vin Diesel, Michelle Rodriguez e Jason Momoa.

Personagens principais

A saga dos Velozes e Furiosos apresenta uma grande variedade de personagens interessantes ao longo dos nove filmes. Alguns dos personagens principais incluem:

  • Dominic Toretto (Vin Diesel): O personagem principal da saga, Dominic Toretto é um corredor de rua habilidoso que lidera sua equipe de amigos em várias aventuras perigosas.
  • Brian O’Conner (Paul Walker): Um policial disfarçado que se infiltra no mundo das corridas de rua para investigar Dominic Toretto.
  • Letty Ortiz (Michelle Rodriguez): Namorada de Dominic Toretto que é morta no quarto filme da saga, mas retorna posteriormente.
  • Roman Pearce (Tyrese Gibson): Amigo de infância de Brian O’Conner que se junta à equipe de Dominic Toretto.
  • Tej Parker (Ludacris): Um mecânico habilidoso que ajuda a equipe de Dominic Toretto com seus carros tunados.
  • Luke Hobbs (Dwayne Johnson): Um agente federal que trabalha com a equipe de Dominic Toretto em vários filmes.

Conclusão

A saga dos Velozes e Furiosos é uma das franquias mais populares da história do cinema. Com nove filmes lançados até agora, a saga tem uma base de fãs leais em todo o mundo. Desde o primeiro filme em 2001 até o mais recente, a saga tem sido um sucesso de bilheteria constante graças à sua mistura única de corridas emocionantes, personagens interessantes e tramas complexas.