Cinema

Os Bastidores das Cenas de Ação Mais Perigosas do Cinema

O cinema é uma forma de arte que nos permite viajar por mundos fantásticos, conhecer personagens fascinantes e viver emoções intensas. Um dos gêneros cinematográficos que mais nos proporciona essas sensações é o gênero de ação, que nos coloca no meio de situações extremas, cheias de adrenalina e perigo.

As cenas de ação são aquelas que envolvem movimentos rápidos, violentos ou arriscados, como perseguições, lutas, explosões ou saltos. Elas são importantes para o gênero de ação porque criam tensão, suspense e expectativa no espectador, além de demonstrar as habilidades e a personalidade dos personagens.

Alguns exemplos de filmes famosos que têm cenas de ação impressionantes são Matrix, Velozes e Furiosos, Os Vingadores, Missão Impossível, 007, Mad Max, entre outros. Esses filmes nos fazem vibrar com as proezas de ação, mas também nos fazem questionar: como essas cenas foram feitas? Quem são as pessoas que as realizam? Quais são os riscos e as consequências envolvidos? Quais são os segredos por trás dessas façanhas cinematográficas?

Neste artigo, vamos revelar os bastidores das cenas de ação mais perigosas do cinema, aquelas que envolvem riscos reais para os atores e dublês que as executam. Vamos mostrar como algumas dessas cenas foram feitas, quais foram os desafios e as consequências enfrentados, e quais são as técnicas e os truques usados para criar esses momentos incríveis. Prepare-se para se surpreender com as histórias por trás das cenas de ação mais perigosas do cinema!

Jackie Chan escorregando no prédio em Quem Sou Eu?

Image from the movie
© 1998 Orange Sky Golden Harvest − All right reserved.

Jackie Chan é um dos atores mais competentes e destemidos do gênero de ação, que dispensa dublês e realiza as próprias acrobacias. Em seu filme Quem Sou Eu?, lançado em 1998, ele protagonizou uma das cenas mais perigosas de sua carreira: ele escorregou em 21 andares de vidraças de um prédio em Roterdã, na Holanda.

A cena foi rotulada como “a façanha mais perigosa do mundo” pelos produtores do filme, que ofereceram um bônus de US$ 100 mil para Jackie Chan se ele conseguisse fazer o número. Jackie Chan aceitou o desafio, mas não sem antes se preparar muito para a cena.

Ele treinou por dois meses em uma plataforma inclinada, usando um cabo de segurança e um colchão para amortecer a queda. Ele também usou sapatos especiais com solas de borracha para evitar escorregar demais. Ele ainda contou com a ajuda de uma equipe de bombeiros, que jogaram água no prédio para reduzir o atrito e a temperatura das vidraças.

Mesmo assim, a cena não foi fácil de ser feita. Jackie Chan teve que repetir a cena quatro vezes até conseguir o resultado desejado. Em cada tentativa, ele sentia um medo enorme de se machucar ou morrer. Ele disse que essa foi a cena mais assustadora que ele já fez em sua vida.

A cena foi um sucesso de público e crítica, que elogiaram a coragem e a habilidade de Jackie Chan. Ela se tornou uma das marcas registradas do ator, que sempre busca superar os seus limites nas telonas. Jackie Chan provou que ele é um dos maiores mestres das cenas de ação do cinema.

Keanu Reeves saltando no ônibus em Velocidade Máxima

Image from the movie
© 1994 20th Century Fox − All right reserved.

Keanu Reeves é outro ator que costuma realizar as próprias manobras nas telonas, sem usar efeitos especiais. Em seu filme Velocidade Máxima, lançado em 1994, ele protagonizou uma das cenas mais eletrizantes de sua carreira: ele saltou de um carro em movimento para um ônibus em alta velocidade.

A cena foi uma das mais difíceis de ser filmada, pois envolvia muita coordenação, precisão e coragem. Keanu Reeves ensaiou a cena sozinho, sem contar para ninguém, e depois implorou para que o diretor Jan de Bont o deixasse tentar fazer o número sem dublês. O diretor concordou, mas com muita relutância.

Keanu Reeves executou perfeitamente a cena ao entrar perigosamente em um ônibus que andava a mais de 80km/h. Ele disse que foi uma das experiências mais assustadoras e divertidas de sua vida. Ele também disse que se sentiu como um super-herói ao fazer essa cena.

A cena foi um sucesso de público e crítica, que elogiaram a ousadia e a habilidade de Keanu Reeves. Ela se tornou uma das mais memoráveis da carreira do ator, que sempre busca se desafiar nas telonas. Keanu Reeves provou que ele é um dos maiores astros das cenas de ação do cinema.

James Bond pulando do precipício em 007 Contra GoldenEye

Image from the movie
© − All right reserved.

James Bond é o agente secreto mais famoso do cinema, que sempre nos surpreende com suas missões impossíveis e suas cenas de ação espetaculares. Em seu filme 007 Contra GoldenEye, lançado em 1995, ele protagonizou uma das cenas mais emblemáticas tanto do videogame quanto do filme: ele fez bungee-jumping de uma represa suíça de 220 metros de altura.

A cena foi feita por um dublê chamado Wayne Michaels, que experimentou uma força gravitacional tão absurda que chegou a perder a consciência por um breve momento, mas acordou a tempo de concluir o salto e ancorar a arma no chão. Wayne Michaels se preparou para a cena por seis meses, treinando em uma torre de 120 metros de altura na França. Ele também usou um cabo de segurança e um paraquedas para evitar qualquer acidente.

Mesmo assim, a cena não foi fácil de ser feita. Wayne Michaels teve que repetir a cena três vezes até conseguir o resultado desejado. Em cada tentativa, ele sentia um frio na barriga e uma sensação de vertigem. Ele disse que essa foi a cena mais difícil e assustadora que ele já fez em sua vida.

A cena foi um sucesso de público e crítica, que elogiaram a coragem e a habilidade de Wayne Michaels. Ela se tornou uma das mais icônicas da franquia 007, que sempre nos impressiona com suas cenas de ação incríveis. James Bond provou que ele é o agente secreto mais destemido do cinema.

Tom Cruise agarrado no avião em Missão Impossível: Nação Secreta

Image from the movie
© 2015 Paramount − All right reserved.

 

Tom Cruise é um dos atores mais ousados e imprudentes do cinema, que se preocupa com os protocolos de segurança contra Covid-19, mas não com a própria vida. Em seu filme Missão Impossível: Nação Secreta, lançado em 2015, ele protagonizou uma das cenas mais impressionantes de sua carreira: ele se agarrou na porta de um avião em decolagem.

A cena foi feita sem dublês e sem efeitos especiais, com Tom Cruise realmente pendurado em um avião militar que voava a mais de 300km/h e a mais de 1.500 metros de altitude. Tom Cruise dispensou qualquer proteção facial ou corporal, usando apenas um cabo de segurança e um fone de ouvido para se comunicar com a equipe.

Tom Cruise se preparou para a cena por meses, fazendo testes em um simulador de voo e em um túnel de vento. Ele também teve que lidar com vários riscos, como o vento forte, a baixa temperatura, a falta de oxigênio e os objetos voadores, como pássaros e pedras. Ele disse que essa foi uma das cenas mais desafiadoras e divertidas que ele já fez em sua vida.

A cena foi um sucesso de público e crítica, que elogiaram a coragem e a habilidade de Tom Cruise. Ela se tornou uma das mais incríveis da saga Missão Impossível, que sempre nos surpreende com suas cenas de ação incríveis. Tom Cruise provou que ele é um dos maiores astros das cenas de ação do cinema.