PHP

Os 10 maiores jogadores de futebol de todos os tempos

O futebol é um esporte apaixonante, que mobiliza milhões de pessoas ao redor do mundo. É também uma arte, que expressa a criatividade, a habilidade e a emoção dos seus praticantes. Ao longo da história, muitos jogadores se destacaram por suas performances extraordinárias, que marcaram época e influenciaram gerações. Mas quais são os 10 maiores jogadores de futebol de todos os tempos? Essa é uma pergunta difícil de responder, pois envolve critérios subjetivos, preferências pessoais e comparações entre épocas diferentes. No entanto, tentaremos fazer uma seleção baseada em alguns aspectos objetivos, como as conquistas individuais e coletivas, os recordes alcançados, o impacto no cenário mundial, a contribuição para o desenvolvimento do esporte e a qualidade técnica demonstrada. Neste artigo, apresentaremos os 10 maiores jogadores de futebol de todos os tempos, segundo nossa opinião. São eles: Pelé, Lionel Messi, Diego Maradona, Cristiano Ronaldo, Zinedine Zidane, Johan Cruyff, Franz Beckenbauer, Ronaldo Nazário, Ferenc Puskas e Garrincha. Cada um desses craques tem uma história única, que merece ser contada e admirada. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?

Pelé

O primeiro da nossa lista é ninguém menos que Pelé, o Rei do Futebol. Considerado por muitos como o melhor jogador de todos os tempos, Pelé nasceu em 1940, em Três Corações, Minas Gerais. Começou sua carreira no Santos, em 1956, e logo se tornou um fenômeno mundial. Com apenas 17 anos, foi o artilheiro e o destaque da Copa do Mundo de 1958, na Suécia, onde o Brasil conquistou seu primeiro título mundial. Quatro anos depois, na Copa do Chile, Pelé se machucou na primeira fase e não pôde jogar a maior parte do torneio. Mesmo assim, o Brasil foi bicampeão, com a ajuda de outros grandes jogadores, como Garrincha e Vavá. Em 1966, na Copa da Inglaterra, Pelé sofreu com a violência dos adversários e o Brasil foi eliminado na primeira fase. Mas em 1970, na Copa do México, Pelé voltou a brilhar e liderou o Brasil ao tricampeonato mundial, com uma seleção considerada uma das melhores da história. Pelé encerrou sua carreira no Santos em 1974, mas ainda jogou por dois anos no New York Cosmos, dos Estados Unidos, onde ajudou a popularizar o futebol naquele país.

Pelé é o maior artilheiro da história do futebol, com 1281 gols marcados em 1363 partidas oficiais¹. É também o único jogador a ter conquistado três Copas do Mundo como titular². Além disso, ganhou diversos títulos pelo Santos, como duas Libertadores da América, dois Mundiais Interclubes, seis Campeonatos Brasileiros e dez Campeonatos Paulistas. Pelé recebeu vários prêmios e homenagens ao longo de sua carreira, como o de Melhor Jogador do Século pela FIFA, em 2000³, e o de Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional, em 1999.

Pelé tinha um estilo de jogo completo, que reunia velocidade, força, habilidade, visão de jogo e precisão nos chutes. Era capaz de driblar, passar, cabecear e finalizar com maestria. Tinha um senso de posicionamento e uma inteligência tática acima da média. Era um líder dentro e fora de campo, que inspirava seus companheiros e respeitava seus adversários. Pelé é um ícone do futebol e um exemplo de cidadão, que sempre defendeu valores como a paz, a educação e a solidariedade.

Lionel Messi

Lionel Messi

O segundo da nossa lista é Lionel Messi, o gênio argentino que encanta o mundo com sua magia. Messi nasceu em 1987, em Rosario, Argentina. Começou sua carreira no Newell’s Old Boys, mas aos 13 anos se mudou para a Espanha para jogar no Barcelona. Lá, se tornou um dos maiores ídolos da história do clube catalão. Messi estreou no time principal do Barcelona em 2004, e desde então vem colecionando títulos e recordes. Já conquistou dez Campeonatos Espanhóis, sete Copas do Rei, quatro Ligas dos Campeões da Europa e três Mundiais de Clubes. É o maior artilheiro da história do Barcelona, da Liga Espanhola e da seleção argentina. É também o jogador que mais vezes ganhou a Bola de Ouro da FIFA (seis vezes) e a Chuteira de Ouro da UEFA (seis vezes), prêmios que reconhecem o melhor jogador e o maior artilheiro da Europa em cada temporada.

Messi também tem uma trajetória marcante pela seleção argentina. Estreou em 2005 e já disputou cinco Copas do Mundo (2006-2018). Foi vice-campeão mundial em 2014, quando perdeu para a Alemanha na final. Também foi vice-campeão da Copa América em três ocasiões (2007, 2015 e 2016), perdendo para o Brasil e para o Chile nas finais. Em 2021, Messi finalmente conquistou seu primeiro título pela seleção argentina: a Copa América realizada no Brasil. Messi foi o artilheiro

Ok, eu vou continuar escrevendo sobre os outros jogadores. Aqui está a parte sobre o Diego Maradona:

Diego Maradona

LIMA, PERU – JUNE 23: Argentina player Diego Maradona in action during a 1986 FIFA World Cup qualifying match against Peru at the National Stadium on June 23, 1985 in Lima, Peru. (Photo by David Cannon/Allsport/Getty Images/Hulton Archive)

O terceiro da nossa lista é Diego Maradona, o craque argentino que marcou época com sua genialidade e sua polêmica. Maradona nasceu em 1960, em Lanús, Argentina. Começou sua carreira no Argentinos Juniors, em 1976, e logo chamou a atenção por sua habilidade e sua personalidade. Em 1981, se transferiu para o Boca Juniors, onde conquistou o Campeonato Argentino. Em 1982, se mudou para a Europa, onde jogou pelo Barcelona, da Espanha, e pelo Napoli, da Itália. No Barcelona, ganhou uma Copa do Rei e uma Copa da Liga. No Napoli, ganhou dois Campeonatos Italianos, uma Copa da Itália e uma Copa da UEFA. Maradona também teve passagens pelo Sevilla, da Espanha, pelo Newell’s Old Boys e pelo Boca Juniors novamente, antes de encerrar sua carreira em 1997.

Maradona é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos por sua atuação pela seleção argentina. Estreou em 1977 e disputou quatro Copas do Mundo (1982-1994). Foi campeão mundial em 1986, no México, onde protagonizou dois dos momentos mais emblemáticos da história do futebol: o gol de mão contra a Inglaterra, conhecido como “La mano de Dios”, e o gol após driblar cinco adversários, também contra a Inglaterra, conhecido como “El gol del siglo”. Foi vice-campeão mundial em 1990, na Itália, quando perdeu para a Alemanha na final. Em 1994, nos Estados Unidos, foi suspenso por doping após dois jogos e nunca mais voltou a vestir a camisa da seleção.

Maradona é o segundo maior artilheiro da história da seleção argentina, com 34 gols em 91 partidas oficiais. É também o jogador que mais vezes foi eleito o melhor jogador do mundo pela revista France Football (seis vezes), antes da criação da Bola de Ouro da FIFA. Além disso, recebeu vários prêmios e homenagens ao longo de sua carreira e após sua morte, em 2020, como o de Melhor Jogador do Século pela FIFA (junto com Pelé), em 2000, e o de Lenda do Futebol pela UEFA, em 2021.

Maradona tinha um estilo de jogo irreverente, que misturava talento, raça e malandragem. Era um driblador nato, que usava sua baixa estatura (1,65 m) para se livrar dos marcadores com agilidade e equilíbrio. Tinha uma visão de jogo privilegiada e um passe preciso. Era um finalizador implacável, que chutava com as duas pernas e fazia gols de todas as formas. Era também um líder carismático, que comandava seus times com garra e coração. Maradona é um ídolo do futebol e um símbolo da cultura argentina.

Ok, eu vou continuar escrevendo sobre os outros jogadores. Aqui está a parte sobre o Zinedine Zidane:

Cristiano Ronaldo

 

Ele é um futebolista português que atua como ponta-esquerda ou centroavante. Nasceu em Funchal, Ilha da Madeira, Portugal em 5 de fevereiro de 1985 . Atualmente joga pelo Al-Nassr, da Arábia Saudita, onde venceu a Liga dos Campeões Árabes de 2023 . Ele é capitão pela Seleção Portuguesa, onde conquistou a Eurocopa de 2016 . Em 2021, se tornou o atleta com mais golos na história do futebol em jogos oficiais, sendo simultaneamente o jogador com mais golos na história a nível de seleções, bem como a nível de clubes . Durante sua passagem pela Europa, se tornou o maior jogador e recordista da UEFA Champions League e o único atleta a vencer nas três ligas europeias de maior prestígio, sendo simultaneamente o melhor jogador e artilheiro quando conquistados os títulos .

Cristiano Ronaldo é um dos jogadores mais premiados da história do futebol. Aqui está uma lista de alguns dos prêmios que ele já ganhou:

  • Bola de Ouro: 2008, 2013, 2014, 2016, 2017
  • Melhor jogador do mundo pela FIFA: 2008, 2013, 2014, 2016, 2017
  • Onze d’Or: 2008, 2017
  • Melhor jogador do mundo pela FIFPro: 2008, 2013, 2014, 2016, 2017
  • Prêmio especial FIFA: Jogador com mais golos Internacionais na História
  • Bota de Ouro da UEFA: 2007–08, 2010–11, 2013–14 e 2014–15
  • Melhor Jogador da UEFA na Europa: 2013–14, 2015–16, 2016–17
  • Melhor Jogador de Clubes da UEFA: 2007–08
  • Prémio FIFA Ferenc Puskás: 2009

Zinedine Zidane

Zidane

O quinto da nossa lista é Zinedine Zidane, o maestro francês que encantou o mundo com sua elegância e sua classe. Zidane nasceu em 1972, em Marselha, França. Começou sua carreira no Cannes, em 1989, e depois se transferiu para o Bordeaux, em 1992. Em 1996, se mudou para a Itália, onde jogou pelo Juventus, de Turim. No Juventus, ganhou dois Campeonatos Italianos, uma Copa da Itália, uma Supercopa da Itália, uma Supercopa da Europa e uma Copa Intercontinental. Em 2001, se transferiu para o Real Madrid, da Espanha, onde se tornou um dos maiores ídolos da história do clube espanhol. No Real Madrid, ganhou um Campeonato Espanhol, duas Copas do Rei, uma Liga dos Campeões da Europa e uma Supercopa da Europa. Zidane encerrou sua carreira em 2006, após a Copa do Mundo da Alemanha.

Zidane é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos por sua atuação pela seleção francesa. Estreou em 1994 e disputou três Copas do Mundo (1998-2006). Foi campeão mundial em 1998, na França, onde foi eleito o melhor jogador do torneio. Foi vice-campeão mundial em 2006, na Alemanha, onde foi expulso na final após dar uma cabeçada no italiano Marco Materazzi. Também foi campeão da Eurocopa em 2000, na Holanda e na Bélgica, onde foi eleito o melhor jogador do torneio. Zidane é o quarto maior artilheiro da história da seleção francesa, com 31 gols em 108 partidas oficiais.

Zidane é o único jogador a ter sido eleito três vezes o melhor jogador do mundo pela FIFA (1998, 2000 e 2003). Também ganhou a Bola de Ouro da FIFA em 1998 e a Bola de Ouro da revista France Football em 1998 e em 2000. Além disso, recebeu vários prêmios e homenagens ao longo de sua carreira e após sua aposentadoria, como o de Melhor Jogador Europeu dos Últimos 50 Anos pela UEFA, em 2004.

Zidane tinha um estilo de jogo refinado, que combinava técnica, criatividade e liderança. Era um meia-armador que organizava as jogadas com passes precisos e dribles sutis. Tinha uma visão de jogo extraordinária e um senso de antecipação incomum. Era um finalizador oportunista, que marcava gols decisivos com as duas pernas e com a cabeça. Era também um capitão exemplar, que motivava seus companheiros e assumia as responsabilidades nos momentos críticos. Zidane é um ícone do futebol e um herói nacional na França.

Ok, eu vou continuar escrevendo sobre os outros jogadores. Aqui está a parte sobre o Johan Cruyff:

Johan Cruyff

O sexto da nossa lista é Johan Cruyff, o craque holandês que revolucionou o futebol com sua inteligência e sua inovação. Cruyff nasceu em 1947, em Amsterdã, Holanda. Começou sua carreira no Ajax, em 1964, e logo se tornou um dos maiores ídolos da história do clube holandês. No Ajax, ganhou oito Campeonatos Holandeses, cinco Copas da Holanda, três Ligas dos Campeões da Europa, duas Supercopas da Europa e uma Copa Intercontinental. Em 1973, se transferiu para o Barcelona, da Espanha, onde se tornou um dos maiores ídolos da história do clube catalão. No Barcelona, ganhou um Campeonato Espanhol, uma Copa do Rei e uma Supercopa da Espanha. Cruyff também teve passagens pelo Los Angeles Aztecs e pelo Washington Diplomats, dos Estados Unidos, pelo Levante, da Espanha, pelo Ajax novamente e pelo Feyenoord, da Holanda, antes de encerrar sua carreira em 1984.

Cruyff é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos por sua atuação pela seleção holandesa. Estreou em 1966 e disputou duas Copas do Mundo (1974-1978). Foi vice-campeão mundial em 1974, na Alemanha, onde foi eleito o melhor jogador do torneio. Foi também vice-campeão mundial em 1978, na Argentina, mas não participou do torneio por motivos pessoais. Cruyff é o quinto maior artilheiro da história da seleção holandesa, com 33 gols em 48 partidas oficiais.

Cruyff é o único jogador a ter sido eleito três vezes o melhor jogador da Europa pela revista France Football (1971, 1973 e 1974). Também ganhou a Bola de Ouro da FIFA em 1999 e a Bola de Ouro de Honra em 2015. Além disso, recebeu vários prêmios e homenagens ao longo de sua carreira e após sua morte, em 2016, como o de Melhor Jogador Europeu do Século XX pela UEFA, em 1999.

Cruyff tinha um estilo de jogo criativo, que combinava técnica, velocidade e visão de jogo. Era um atacante que jogava tanto como centroavante quanto como ponta ou meia. Tinha um domínio de bola excepcional e um drible desconcertante. Inventou o famoso “drible de Cruyff”, que consistia em fingir que ia chutar a bola e puxá-la para trás com a parte de dentro do pé. Tinha um passe preciso e uma finalização precisa. Era também um estrategista genial, que entendia o futebol como um jogo coletivo e dinâmico. Foi o líder da seleção holandesa que ficou conhecida como “Carrossel Holandês”, que praticava o “Futebol Total”, um sistema tático que consistia na troca constante de posições entre os jogadores e na pressão sobre o adversário. Cruyff é um ícone do futebol e um mestre do esporte.

Ok, eu vou continuar escrevendo sobre os outros jogadores. Aqui está a parte sobre o Franz Beckenbauer:

Franz Beckenbauer

Franz Beckenbauer

O sétimo da nossa lista é Franz Beckenbauer, o Kaiser alemão que dominou o futebol com sua classe e sua autoridade. Beckenbauer nasceu em 1945, em Munique, Alemanha. Começou sua carreira no Bayern de Munique, em 1964, e logo se tornou um dos maiores ídolos da história do clube alemão. No Bayern de Munique, ganhou quatro Campeonatos Alemães, quatro Copas da Alemanha, três Ligas dos Campeões da Europa, uma Recopa Europeia, uma Supercopa da Europa e uma Copa Intercontinental. Em 1977, se transferiu para o New York Cosmos, dos Estados Unidos, onde ajudou a popularizar o futebol naquele país. No New York Cosmos, ganhou três Campeonatos Americanos e uma Copa dos Campeões da América do Norte. Em 1980, se mudou para o Hamburgo, da Alemanha, onde ganhou mais um Campeonato Alemão. Em 1983, voltou para o New York Cosmos, onde encerrou sua carreira em 1984.

Beckenbauer é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos por sua atuação pela seleção alemã. Estreou em 1965 e disputou quatro Copas do Mundo (1966-1974). Foi vice-campeão mundial em 1966, na Inglaterra, quando perdeu para a Inglaterra na final. Foi campeão mundial em 1974, na Alemanha, quando venceu a Holanda na final. Foi também campeão da Eurocopa em 1972, na Bélgica, onde foi eleito o melhor jogador do torneio. Beckenbauer é o segundo maior artilheiro da história da seleção alemã entre os defensores, com 14 gols em 103 partidas oficiais.

Beckenbauer é o único jogador a ter sido campeão mundial como jogador (1974) e como técnico (1990). Também foi eleito duas vezes o melhor jogador da Europa pela revista France Football (1972 e 1976). Além disso, recebeu vários prêmios e homenagens ao longo de sua carreira e após sua aposentadoria, como o de Melhor Jogador Alemão do Século XX pela Federação Alemã de Futebol.

Beckenbauer tinha um estilo de jogo elegante, que combinava técnica, visão de jogo e liderança. Era um defensor que jogava tanto como zagueiro quanto como líbero. Tinha um domínio de bola impecável e um passe preciso. Era capaz de sair jogando com classe e iniciar as jogadas ofensivas. Tinha uma leitura de jogo perfeita e um senso de posicionamento exemplar. Era também um capitão respeitado, que comandava seus times com autoridade e fair play. Beckenbauer é um ícone do futebol e um orgulho nacional na Alemanha.

Ok, eu vou continuar escrevendo sobre os outros jogadores. Aqui está a parte sobre o Ronaldo Nazário:

Ronaldo Nazário

O oitavo da nossa lista é Ronaldo Nazário, o Fenômeno brasileiro que maravilhou o mundo com sua velocidade e sua habilidade. Ronaldo nasceu em 1976, no Rio de Janeiro, Brasil. Começou sua carreira no Cruzeiro, em 1993, e logo se destacou por seus gols e seus dribles. Em 1994, se transferiu para o PSV Eindhoven, da Holanda, onde continuou a brilhar e a chamar a atenção dos grandes clubes europeus. Em 1996, se mudou para o Barcelona, da Espanha, onde teve uma temporada espetacular e ganhou uma Copa do Rei, uma Copa da Espanha, uma Recopa Europeia e uma Supercopa da Espanha. Em 1997, se transferiu para a Inter de Milão, da Itália, onde se tornou um dos maiores ídolos da história do clube italiano. Na Inter de Milão, ganhou uma Copa da UEFA e uma Copa da Itália. Em 2002, se transferiu para o Real Madrid, da Espanha, onde se tornou um dos maiores ídolos da história do clube espanhol. No Real Madrid, ganhou dois Campeonatos Espanhóis, uma Copa do Rei, uma Supercopa da Espanha, uma Liga dos Campeões da Europa e uma Supercopa da Europa. Em 2007, se mudou para o Milan, da Itália, onde ganhou mais um Campeonato Italiano. Em 2009, voltou ao Brasil para jogar pelo Corinthians, onde encerrou sua carreira em 2011.

Ronaldo é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos por sua atuação pela seleção brasileira. Estreou em 1994 e disputou quatro Copas do Mundo (1994-2006). Foi campeão mundial em 1994, nos Estados Unidos, mas não jogou nenhuma partida. Foi também campeão mundial em 2002, na Coreia do Sul e no Japão, onde foi o artilheiro e o melhor jogador do torneio. Foi vice-campeão mundial em 1998, na França, onde perdeu para a França na final. Foi também semifinalista em 2006, na Alemanha, quando perdeu para a França. Ronaldo é o segundo maior artilheiro da história da seleção brasileira, com 62 gols em 98 partidas oficiais. É também o segundo maior artilheiro da história das Copas do Mundo (15 gols), atrás apenas de Miroslav Klose (16 gols).

Ronaldo é o único jogador a ter sido eleito três vezes o melhor jogador do mundo pela FIFA (1996-1997-2002). Também ganhou duas vezes a Bola de Ouro da revista France Football (1997-2002). Além disso, recebeu vários prêmios e homenagens ao longo de sua carreira e após sua aposentadoria, como o de Melhor Jogador Brasileiro do Século XX pela Confederação Brasileira de Futebol.

Ronaldo tinha um estilo de jogo explosivo, que combinava velocidade, força e técnica. Era um atacante que jogava tanto como centroavante quanto como segundo atacante. Tinha um drible rápido e eficiente, que deixava os adversários para trás. Tinha uma finalização precisa e potente, que fazia dele um artilheiro nato. Tinha também uma capacidade de superação admirável, que o fez superar graves lesões no joelho e voltar a jogar em alto nível. Ronaldo é um ícone do futebol e um fenômeno do esporte.

Ok, eu vou continuar escrevendo sobre os outros jogadores. Aqui está a parte sobre o Ferenc Puskas:

Ferenc Puskas

O nono da nossa lista é Ferenc Puskas, o mágico húngaro que fascinou o mundo com sua arte e sua maestria. Puskas nasceu em 1927, em Budapeste, Hungria. Começou sua carreira no Kispest, em 1943, e depois se transferiu para o Honved, em 1949. No Honved, ganhou cinco Campeonatos Húngaros e se tornou um dos maiores ídolos da história do clube húngaro. Em 1956, após a Revolução Húngara, se exilou na Espanha, onde jogou pelo Real Madrid, de 1958 a 1966. No Real Madrid, ganhou cinco Campeonatos Espanhóis, uma Copa do Rei, três Ligas dos Campeões da Europa e uma Copa Intercontinental. Puskas encerrou sua carreira em 1967, após uma breve passagem pelo Sol de América, do Paraguai.

Puskas é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos por sua atuação pela seleção húngara e pela seleção espanhola. Pela seleção húngara, estreou em 1945 e disputou uma Copa do Mundo (1954). Foi vice-campeão mundial em 1954, na Suíça, quando perdeu para a Alemanha na final. Foi também campeão olímpico em 1952, na Finlândia, onde foi o artilheiro do torneio. Puskas é o maior artilheiro da história da seleção húngara, com 84 gols em 85 partidas oficiais. Pela seleção espanhola, estreou em 1961 e disputou uma Copa do Mundo (1962). Não conquistou nenhum título pela seleção espanhola, mas marcou quatro gols em quatro partidas oficiais.

Puskas é o quarto maior artilheiro da história do futebol, considerando apenas os gols marcados em partidas oficiais por clubes e seleções (746 gols). É também o jogador que mais vezes foi artilheiro da Liga Espanhola (quatro vezes) e da Liga dos Campeões da Europa (três vezes). Além disso, recebeu vários prêmios e homenagens ao longo de sua carreira e após sua morte, em 2006, como o de Melhor Jogador Húngaro do Século XX pela Federação Húngara de Futebol e o de Melhor Jogador Europeu do Século XX pela IFFHS.

Puskas tinha um estilo de jogo artístico, que combinava técnica, criatividade e finalização. Era um atacante que jogava tanto como centroavante quanto como meia-atacante. Tinha um domínio de bola excepcional e um drible elegante. Tinha um chute forte e colocado, que fazia dele um especialista em cobranças de falta e de pênalti. Tinha uma visão de jogo extraordinária e um passe preciso. Era também um líder nato, que comandava seus times com talento e carisma. Puskas é um ícone do futebol e um mágico do esporte.

Ok, eu vou continuar escrevendo sobre os outros jogadores. Aqui está a parte sobre o Garrincha:

Garrincha

O décimo e último da nossa lista é Garrincha, o anjo das pernas tortas que encantou o mundo com sua alegria e sua ginga. Garrincha nasceu em 1933, em Pau Grande, Rio de Janeiro, Brasil. Começou sua carreira no Botafogo, em 1953, e logo se tornou um dos maiores ídolos da história do clube carioca. No Botafogo, ganhou dois Campeonatos Cariocas, um Torneio Rio-São Paulo e uma Copa do Mundo de Clubes. Em 1962, se transferiu para o Corinthians, onde ganhou mais um Campeonato Carioca. Em 1966, se mudou para a Colômbia, onde jogou pelo Junior de Barranquilla e pelo Atlético Junior. Em 1968, voltou ao Brasil para jogar pelo Flamengo, onde ganhou mais um Campeonato Carioca. Em 1972, encerrou sua carreira no Olaria.

Garrincha é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos por sua atuação pela seleção brasileira. Estreou em 1955 e disputou três Copas do Mundo (1958-1966). Foi campeão mundial em 1958, na Suécia, onde formou uma dupla imbatível com Pelé. Foi também campeão mundial em 1962, no Chile, onde foi o artilheiro e o melhor jogador do torneio. Foi semifinalista em 1966, na Inglaterra, quando perdeu para a Portugal. Garrincha é o terceiro maior artilheiro da história da seleção brasileira entre os pontas-direitas, com 12 gols em 50 partidas oficiais.

Garrincha é o único jogador a ter sido campeão mundial sem perder nenhuma partida (12 vitórias e um empate). Também foi eleito duas vezes o melhor jogador sul-americano pela revista El Gráfico (1958 e 1962). Além disso, recebeu vários prêmios e homenagens ao longo de sua carreira e após sua morte, em 1983, como o de Melhor Jogador Brasileiro do Século XX pela Confederação Brasileira de Futebol (junto com Pelé).

Garrincha tinha um estilo de jogo irreverente, que combinava técnica, velocidade e malandragem. Era um ponta-direita que driblava os adversários com facilidade e descontração. Tinha uma perna direita mais curta que a esquerda, o que lhe dava uma vantagem nos dribles. Tinha também um chute forte e colocado, que fazia dele um artilheiro perigoso. Era também um jogador carismático, que divertia os torcedores com suas jogadas e suas brincadeiras. Garrincha é um ícone do futebol e um anjo das pernas tortas.

Você tem razão, eu faltou escrever a conclusão sobre o post dos jogadores. Aqui está a parte final do meu artigo:

Conclusão

Neste artigo, apresentamos os 10 maiores jogadores de futebol de todos os tempos, segundo nossa opinião. São eles: Pelé, Lionel Messi, Diego Maradona, Cristiano Ronaldo, Zinedine Zidane, Johan Cruyff, Franz Beckenbauer, Ronaldo Nazário, Ferenc Puskas e Garrincha. Cada um desses craques tem uma história única, que merece ser contada e admirada. Eles são exemplos de talento, dedicação, superação e paixão pelo esporte. Eles marcaram época e influenciaram gerações. Eles fizeram o futebol mais bonito e mais emocionante. Eles são os 10 maiores jogadores de futebol de todos os tempos.

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo e que tenha aprendido um pouco mais sobre esses ídolos do futebol. Você concorda com a nossa lista? Você mudaria algum jogador ou a ordem deles? Você tem algum outro jogador que você gostaria de ver nessa lista? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião conosco. Obrigado por ler até aqui e até a próxima! 😊