Programação

As 10 Linguagens de Programação Mais Promissoras para Aprender em 2023

Aprender uma ou mais linguagens de programação é uma habilidade cada vez mais valorizada no mercado de trabalho atual. Com a crescente demanda por soluções digitais em diversos setores da economia e da sociedade, os profissionais que dominam a arte de criar programas e aplicativos têm mais oportunidades de se destacar e se desenvolver na carreira.

Mas quais são as linguagens de programação mais promissoras para aprender em 2023? Quais são as mais populares, as mais requisitadas e as mais bem pagas? Quais são as mais inovadoras e as mais adequadas para cada tipo de projeto?

Para responder a essas perguntas, elaboramos este artigo com base em dados do PYPL1, um índice que mede a popularidade das linguagens de programação com base na frequência de busca por tutoriais no Google. Além disso, consideramos outros fatores como a demanda do mercado, o salário médio3, a inovação4 e a facilidade de aprendizado5.

Neste artigo, você vai conhecer as 10 linguagens de programação mais promissoras para aprender em 2023. Vamos apresentá-las em ordem decrescente de popularidade segundo o PYPL e descrever suas principais características, vantagens e exemplos de uso.

Python

 

Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada, de propósito geral e código aberto. Ela é considerada uma das linguagens mais fáceis de aprender, pois tem uma sintaxe simples e clara, que favorece a legibilidade e a produtividade do código. Além disso, Python tem um alto desempenho e é capaz de executar diversas tarefas, desde o desenvolvimento web até a ciência de dados e a inteligência artificial.

Python é usada por grandes empresas como Google, Facebook, Netflix, Spotify e NASA, que desenvolvem aplicações web, sistemas de busca, análise de dados, recomendação de conteúdo, processamento de linguagem natural, reconhecimento de imagem e voz, entre outras. Python também é popular entre os pesquisadores acadêmicos e os entusiastas da programação, que usam a linguagem para criar projetos pessoais e educacionais.

Python tem uma rica biblioteca padrão que oferece uma variedade de módulos para facilitar o desenvolvimento de programas. Além disso, Python conta com uma grande comunidade de desenvolvedores que contribuem com frameworks e pacotes externos que ampliam as funcionalidades da linguagem. Alguns exemplos são Django e Flask para desenvolvimento web, NumPy e Pandas para manipulação de dados, TensorFlow e PyTorch para aprendizado de máquina, entre outros.

Para aprender Python, existem diversas fontes disponíveis na internet, como cursos online, livros, tutoriais e podcasts. Você também pode praticar seus conhecimentos em plataformas como Codecademy, HackerRank e Kaggle, que oferecem exercícios e desafios de programação em Python.

JavaScript

JavaScript é uma linguagem de programação dinâmica, interativa e multiplataforma. Ela é usada principalmente para criar páginas web dinâmicas que respondem às ações do usuário. JavaScript também pode ser usada para desenvolver aplicativos móveis, jogos, realidade virtual e aumentada, entre outras aplicações.

JavaScript é uma das linguagens mais populares do mundo, pois é suportada por todos os navegadores web e permite criar interfaces gráficas atraentes e funcionais. JavaScript também é usada por grandes empresas como Amazon, Netflix, PayPal e Uber, que usam a linguagem para criar aplicações web escaláveis e de alta performance.

JavaScript tem uma sintaxe simples e flexível, que permite ao programador escrever código de forma rápida e criativa. Além disso, JavaScript conta com diversos recursos e frameworks que facilitam o desenvolvimento de aplicações. Alguns exemplos são Node.js para executar JavaScript no lado do servidor, React para criar interfaces de usuário reativas, Angular para criar aplicações web completas e Vue.js para criar interfaces de usuário simples e elegantes.

Para aprender JavaScript, existem diversas fontes disponíveis na internet, como cursos online, livros, tutoriais e podcasts. Você também pode praticar seus conhecimentos em plataformas como Codecademy, HackerRank e CodePen, que oferecem exercícios e desafios de programação em JavaScript.

Java

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos, robusta e portátil. Ela é usada para desenvolver aplicações desktop, móveis e web, sistemas corporativos, big data, internet das coisas, entre outras. Java é uma das linguagens mais antigas e estáveis do mercado, sendo usada por grandes empresas como IBM, Oracle, Netflix e Spotify.

Java tem como principais vantagens a sua portabilidade, que permite que o código seja executado em qualquer plataforma que tenha uma máquina virtual Java (JVM); a sua robustez, que garante a segurança e a confiabilidade do código; e a sua orientação a objetos, que facilita a organização e a reutilização do código.

Java também conta com diversos recursos e frameworks que facilitam o desenvolvimento de aplicações. Alguns exemplos são Spring Boot para criar aplicações web e microserviços; Hibernate para mapear objetos em bancos de dados relacionais; Apache Spark para processar grandes volumes de dados; entre outros.

Para aprender Java, existem diversas fontes disponíveis na internet, como cursos online, livros, tutoriais e podcasts. Você também pode praticar seus conhecimentos em plataformas como Codecademy, HackerRank e Codewars, que oferecem exercícios e desafios de programação em Java.

C/C#/C++

C# é uma linguagem de programação de código aberto, moderna e inovadora, que faz parte da plataforma .NET da Microsoft. Ela é usada para criar aplicações de diversos tipos, como desktop, web, móveis, jogos, entre outras. Ela é uma das cinco principais linguagens de programação no GitHub e uma das mais preferidas pelos desenvolvedores1.

C# tem uma sintaxe simples e clara, que se inspira em linguagens como Java e C++. Ela é orientada a objetos, o que facilita a organização e a reutilização do código. Ela também incorpora recursos avançados de programação, como inferência de tipos, genéricos, delegados, expressões lambda, LINQ, async/await, entre outros.

C# conta com o suporte do .NET, uma plataforma que oferece um ambiente de execução (CLR), uma biblioteca de classes (BCL) e um conjunto de ferramentas para facilitar o desenvolvimento de aplicações. O .NET permite que o código C# seja executado em diferentes plataformas, como Windows, Linux e Mac OS. O .NET também permite que o C# interaja com outras linguagens e tecnologias, como HTML, CSS, JavaScript, XML, JSON, etc.

Para aprender C#, existem diversas fontes disponíveis na internet, como cursos online, livros3, tutoriais4 e podcasts5. Você também pode praticar seus conhecimentos em plataformas como Codecademy, HackerRank e Codewars, que oferecem exercícios e desafios de programação em C#.

 

PHP

PHP é uma linguagem de programação simples, flexível, popular e de código aberto. Ela é usada principalmente para criar sites, blogs, e-commerce, sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), entre outros. PHP é uma das linguagens mais usadas na web, pois é compatível com a maioria dos servidores web e bancos de dados.

PHP é usada por grandes empresas como Facebook, Wikipedia, WordPress e Yahoo, que usam a linguagem para criar aplicações web de grande escala e alcance. PHP também é usada por milhões de desenvolvedores independentes e freelancers, que usam a linguagem para criar sites e aplicações web personalizadas.

PHP tem uma sintaxe simples e flexível, que permite ao programador escrever código de forma rápida e adaptável. Além disso, PHP conta com diversos recursos e frameworks que facilitam o desenvolvimento de aplicações web. Alguns exemplos são Laravel e Symfony para criar aplicações web robustas e modernas; WordPress e Drupal para criar sites e blogs; WooCommerce e Magento para criar lojas virtuais; entre outros.

Para aprender PHP, existem diversas fontes disponíveis na internet, como cursos online, livros, tutoriais e podcasts. Você também pode praticar seus conhecimentos em plataformas como Codecademy, HackerRank e CodePen, que oferecem exercícios e desafios de programação em PHP.

Swift

Swift é uma linguagem de programação moderna, segura, expressiva e otimizada para iOS. Ela é usada para desenvolver aplicativos móveis para iPhone e iPad, Apple Watch, Apple TV, entre outros. Swift é a linguagem oficial da Apple para o desenvolvimento de aplicações para seus dispositivos.

Swift tem como principais vantagens a sua modernidade, que incorpora recursos avançados de programação como inferência de tipos, closures, generics, etc.; a sua segurança, que evita erros comuns como estouro de memória, ponteiros nulos, etc.; a sua expressividade, que permite escrever código conciso e elegante; e a sua otimização para iOS, que garante um alto desempenho e uma integração nativa com as funcionalidades dos dispositivos da Apple.

Swift também conta com diversos recursos e frameworks que facilitam o desenvolvimento de aplicações móveis. Alguns exemplos são Xcode, o ambiente de desenvolvimento integrado da Apple; SwiftUI, um framework para criar interfaces de usuário declarativas; Cocoa Touch, um conjunto de frameworks para acessar os recursos do iOS; entre outros.

Para aprender Swift, existem diversas fontes disponíveis na internet, como cursos online, livros, tutoriais e podcasts. Você também pode praticar seus conhecimentos em plataformas como Codecademy, HackerRank e Swift Playgrounds, que oferecem exercícios e desafios de programação em Swift.

Kotlin

Kotlin é uma linguagem de programação concisa, interoperável com Java, multiplataforma e de código aberto. Ela é usada para desenvolver aplicações móveis para Android, aplicações web e desktop, entre outras. Kotlin é a linguagem preferida do Google para o desenvolvimento de aplicações para Android.

Kotlin tem como principais vantagens a sua concisão, que permite escrever código com menos linhas e mais clareza; a sua interoperabilidade com Java, que permite usar as bibliotecas e frameworks existentes para Java; a sua multiplataforma, que permite compilar o código para diferentes plataformas como JVM, JavaScript e Native; e a sua segurança, que evita erros comuns como ponteiros nulos, exceções não verificadas, etc.

Kotlin também conta com diversos recursos e frameworks que facilitam o desenvolvimento de aplicações. Alguns exemplos são Android Studio, o ambiente de desenvolvimento integrado do Google para Android; Spring Boot, um framework para criar aplicações web e microserviços; Ktor, um framework para criar aplicações assíncronas e baseadas em corrotinas; entre outros.

Para aprender Kotlin, existem diversas fontes disponíveis na internet, como cursos online, livros, tutoriais e podcasts. Você também pode praticar seus conhecimentos em plataformas como Codecademy, HackerRank e Kotlin Playground, que oferecem exercícios e desafios de programação em Kotlin.

Go

Go é uma linguagem de programação simples, rápida, concorrente e escalável. Ela é usada para desenvolver serviços web, microserviços, computação em nuvem, entre outras aplicações. Go é uma linguagem criada pelo Google para resolver problemas de escalabilidade e performance de seus sistemas.

Go tem como principais vantagens a sua simplicidade, que permite escrever código com uma sintaxe clara e consistente; a sua rapidez, que permite compilar e executar código com alta velocidade; a sua concorrência, que permite criar programas que executam várias tarefas simultaneamente com facilidade; e a sua escalabilidade, que permite criar aplicações que se adaptam ao crescimento da demanda.

Go também conta com diversos recursos e frameworks que facilitam o desenvolvimento de aplicações. Alguns exemplos são Go Playground, um ambiente online para testar e compartilhar código Go; Gin, um framework para criar aplicações web rápidas e leves; Echo, um framework para criar aplicações web RESTful e elegantes; entre outros.

Para aprender Go, existem diversas fontes disponíveis na internet, como cursos online, livros, tutoriais e podcasts. Você também pode praticar seus conhecimentos em plataformas como Codecademy, HackerRank e Exercism, que oferecem exercícios e desafios de programação em Go.

 

SQL

SQL é uma linguagem de programação padrão, declarativa e relacional. Ela é usada para manipular dados em bancos de dados relacionais, como MySQL, PostgreSQL, Oracle, entre outros. SQL é uma linguagem essencial para qualquer desenvolvedor que trabalha com análise de dados, business intelligence, data science, entre outras áreas.

SQL tem como principais vantagens a sua padronização, que permite usar a mesma sintaxe para diferentes bancos de dados; a sua declaratividade, que permite especificar o que se quer obter sem se preocupar com o como; e a sua relacionalidade, que permite organizar os dados em tabelas com relacionamentos lógicos.

SQL também conta com diversos recursos e frameworks que facilitam o uso da linguagem. Alguns exemplos são SQL Server Management Studio, um ambiente de desenvolvimento integrado para SQL Server; phpMyAdmin, uma ferramenta web para administrar bancos de dados MySQL; SQLAlchemy, um framework para mapear objetos em bancos de dados relacionais com Python; entre outros.

Para aprender SQL, existem diversas fontes disponíveis na internet, como cursos online, livros, tutoriais e podcasts. Você também pode praticar seus conhecimentos em plataformas como Codecademy, HackerRank e SQLZoo, que oferecem exercícios e desafios de programação em SQL.

Ruby

Ruby é uma linguagem de programação elegante, expressiva e dinâmica. Ela é usada para desenvolver aplicações web, scripts, automação, entre outras aplicações. Ruby é uma linguagem que valoriza a felicidade do programador, pois permite escrever código com menos linhas e mais diversão.

Ruby é usada por grandes empresas como Twitter, Airbnb, Shopify e GitHub, que usam a linguagem para criar aplicações web de sucesso e inovadoras. Ruby também é usada por milhares de desenvolvedores apaixonados pela linguagem, que contribuem com projetos de código aberto e comunidades online.

Ruby tem uma sintaxe elegante e expressiva, que permite escrever código com uma aparência natural e intuitiva. Além disso, Ruby conta com diversos recursos e frameworks que facilitam o desenvolvimento de aplicações. Alguns exemplos são Ruby on Rails, um framework para criar aplicações web rápidas e poderosas; Sinatra, um framework para criar aplicações web simples e minimalistas; RSpec, um framework para testar o código Ruby com exemplos descritivos; entre outros.

Para aprender Ruby, existem diversas fontes disponíveis na internet, como cursos online, livros, tutoriais e podcasts. Você também pode praticar seus conhecimentos em plataformas como Codecademy, HackerRank e RubyMonk, que oferecem exercícios e desafios de programação em Ruby.

Conclusão

Neste artigo, você conheceu as 10 linguagens de programação mais promissoras para aprender em 2023. Você viu as principais características, vantagens e exemplos de uso de cada uma delas. Você também viu algumas fontes para começar a estudá-las hoje mesmo.

Aprender linguagens de programação é uma habilidade muito valiosa no mundo atual. Com elas, você pode criar soluções digitais para diversos problemas e desafios da sociedade e da economia. Você também pode se divertir e se expressar criativamente com o código.

Mas lembre-se: não existe uma linguagem melhor do que outra. Cada uma tem seus pontos fortes e fracos. O importante é escolher a linguagem que mais se adapta aos seus objetivos e interesses. E claro: nunca parar de aprender!

Esperamos que este artigo tenha sido útil e inspirador para você. Se você gostou do conteúdo, deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais. Até a próxima!